INDICADORES DE CRESCIMENTO «CONFIRMAM A TRAJETÓRIA SÓLIDA E SEGURA QUE A ECONOMIA PORTUGUESA ESTÁ A TOMAR»


ImageGen.ashx

Os indicadores de crescimento económico «são muito positivos, confirmando a trajetória sólida e segura que a economia portuguesa está a tomar», afirmou o Ministro da Economia, António Pires de Lima, na conferência comemorativa do 80.º aniversário da Câmara de Comércio Internacional, em Lisboa.

O Ministro referia-se aos dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística, que revelam que o Produto Interno Bruto (PIB) aumentou 1,4% em volume no 1.º trimestre de 2015, em termos homólogos com o mesmo período do ano anterior, após ter crescido 0,6% no último trimestre de 2014.

Sublinhando que «esta é a primeira vez, em muitos anos, que Portugal cresce em cadeia face ao trimestre anterior» no primeiro trimestre do ano, António Pires de Lima lembrou que, «no primeiro trimestre de um ano, as atividades turística e agrícola são menores».

«No ano passado, tivemos um decréscimo de atividade de meio ponto, e há dois anos não tivemos crescimento nenhum», acrescentou ainda o Ministro, afirmando: «Um crescimento de 1,4% em termos homólogos e de 0,6% em cadeia significa que o País está num caminho seguro e sólido, sendo importante protegê-lo».

António Pires de Lima referiu ainda que «a economia pode crescer claramente mais do que 1,6% este ano se houver juízo por parte dos políticos e se as empresas continuarem a ter um comportamento excecional nas exportações, como está acontecer».

E concluiu: «Agora, o que se discute é quanto é que a economia vai crescer, se é acima do projetado, ou se é acima dos 2%».

http://www.gov.pt

%d bloggers like this: