Tomada de posse da concelhia de Vila Franca de Xira da Juventude Popular


11114257_917789011576100_7288356118062472990_n

No sábado passado tomou posse a concelhia de Vila Franca de Xira da Juventude Popular liderada por Adriana Bastos. Estiveram presentes neste acto o presidente nacional da JP , Miguel Pires da Silva e a presidente da distrital de Lisboa  Catarina Alves.

 

IMG_20150424_134601-1Transcrevemos parte do discurso da Adriana.

O concelho de Vila Franca de Xira não tem infraestruturas suficientes para as necessidades dos jovens, como no caso das bibliotecas, pois aqui bem perto de nós e da nossa sede foi construída uma biblioteca chamada de “Fábrica das Palavras”, mas que nada mais faz do que ser um local onde se pode ir beber café à beira-Tejo, sendo que tal construção podia ter sido muito interessante e útil, mas não quando nos deparamos com já uma antiga biblioteca em Vila Franca de Xira e com mais 5 bibliotecas municipais (Forte-da-Casa, Bom Sucesso, Vialonga, Alverca e Póvoa de Santa Iria), uma bibliomóvel e conta com 30 bibliotecas escolares, construiu-se mais uma, bastante imponente, em que na sua construção foram gastos mais de  € 7 milhões, a questão fundamental imposta é qual o sentido de tal construção ? quando esse dinheiro podia ser investido em melhorar as condições das bibliotecas existentes, mas também em livros principalmente do Plano Nacional de Leitura pois essa mesma carência literária cria um fosso entre os jovens e uma importante infraestrutura, que poderia ser um bom auxiliar no estudo destes mesmos jovens, mas também dos professores, pois numa pequena abordagem com professores, alunos e ex-alunos das escolas do concelho em relação às bibliotecas municipais e escolares a resposta foi que as bibliotecas das escolas são usadas, quer pelos professores como pelos alunos, mais para estudo e consultas online do que para consultas bibliográficas e em relação às bibliotecas municipais mal as conhecem por dentro.

Esta Câmara gasta demasiado dinheiro em futilidades no concelho ,que em nada são benéficos para a sua população jovem, que podia ser gasto por exemplo na ajuda às famílias mais necessitadas com filhos menores e apoios efectivos aos jovens, mas esta questão é apenas ignorada por quem tem o poder, que só conseguem ver construções quase megalómanas , que quase seriam para “inglês ver”, mas nem para isso servem devido à falta de capacidade turística e de turistas .

A Juventude Popular de Vila Franca de Xira irá tentar lutar e acabar se possível com todas estas injustiças perante a juventude do concelho e juntamente com o CDS-PP. Mas também em conjunto e aproximação com os jovens queremos criar novas e melhores propostas para o bem comum. Estaremos presentes para dar voz aos jovens, às suas preocupações e necessidades.

Dado que se aproximam as eleições legislativas tentaremos apelar ao voto dos jovens e fazê-los perceber ,que não devem ficar em casa ou quando vão votar, não o devem fazer só porque sim, pois o país precisa deles e de todos para avançar, pois são jovens o que faz deles e de nós o futuro e esse mesmo futuro não pode ser feito de falta de conhecimento e desinteresse, principalmente quando olhamos para uma juventude portuguesa que é a mais bem informada e preparada de todas as gerações, mas que se depara com imensas dificuldades mas isso não deve ser sinónimo de “atitude blasé” e anomia.

Por tudo isto torna-se fundamental existir uma Juventude Popular em Vila Franca de Xira que apesar de todas as dificuldades e obstáculos que estão perante nós, tentaremos sempre dar tudo por um concelho e país melhores e mais felizes.

 

%d bloggers like this: