PROGRAMA DE INCENTIVO AO EMPREGO PARCIAL DE PAIS DE CRIANÇAS PEQUENAS DISPONÍVEL ATÉ JULHO


20150408-msess-arO Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares, anunciou que o programa de apoio ao trabalho a tempo parcial de pais e mães de crianças pequenas estará disponível até julho, durante a audição da Comissão de Segurança Social e Trabalho da Assembleia da República. Este apoio pretende facilitar a conciliação entre a vida familiar e o trabalho dos pais de crianças.

O Ministro anunciou também um plano de formação para beneficiários do Rendimento Social de Inserção: «Queremos que o Instituto de Emprego e Formação Profissional possa desenvolver, durante o primeiro semestre de 2015, um Plano de Formação para a Inclusão. Serão 625 ações de formação, envolvendo cerca de 13 mil pessoas adultas desempregadas, com baixos níveis de escolaridade e qualificação».

Pedro Mota Soares afirmou que «pouco foi oferecido» aos beneficiários do rendimento social de inserção (RSI) «além da própria prestação», relembrando que «cerca de 60 mil beneficiários de RSI, com idade e capacidade para trabalhar, nem sequer estavam inscritos no IEFP». Agora, essas pessoas têm uma «oportunidade de reingresso no mercado de trabalho».

O Ministro referiu também que o programa de apoio ao emprego Garantia jovem já abrangeu 260 mil jovens, dos quais 66 mil foram colocados no mercado de trabalho. Houve ainda 65 mil jovens que fizeram um estágio profissional, sendo que destes «cerca de 70% encontram emprego ou ficam colocados na empresa onde estagiaram».

Os jovens que frequentam cursos profissionais são cerca de 64 mil jovens, sendo 24 mil os que frequentam cursos de formação de adultos, «adquirindo outras habilitações para progredir no mercado de trabalho». Ainda cerca de 63 mil jovens beneficiaram de intervenções com base em entrevistas de orientação, técnicas de ativação e de procura de emprego, acrescentou Pedro Mota Soares.

http://www.portugal.gov.pt

%d bloggers like this: