A RECUPERAÇÃO ECONÓMICA É HOJE UMA REALIDADE


20150316-me-investimento«A recuperação económica é hoje uma realidade», afirmou o Ministro da Economia, António Pires de Lima, acrescentando que isto se deve «a três motores fundamentais: as exportações, o crescimento gradual do consumo privado, e a recuperação moderada – mas importante – do investimento».

Estas declarações foram feitas na conferência subordinada ao tema «Relançar o investimento em Portugal», em Lisboa, onde também participou o vice-presidente da Comissão Europeia para o Emprego, Crescimento, Investimento e Competitividade, Jyrki Katainen.

Sublinhando que Portugal «deu conta do recado» cumprindo com sucesso o programa de ajustamento e que «o País se encontra agora numa trajetória de crescimento económico», o Ministro lembrou que «os cidadãos começam, gradualmente, a recuperar os seus rendimentos e as empresas a adquirir uma nova força, feita de competência, para conquistarem novos mercados».

Quer a nível político, por parte do Governo, quer a nível privado, por parte das empresas, «tudo foi feito sem aventureirismos, experimentalismos, nem radicalismos irresponsáveis», sublinhou.

«Portugal recuperou a sua soberania financeira em maio de 2014, já lá vai quase um ano, através de um processo de ajustamento que foi muito exigente e duro, mas em que se conseguiram preservar bases fundamentais, como a coesão social do País», referiu ainda António Pires de Lima.

E concluiu, afirmando também que Portugal «não terá dificuldade em apresentar bons projetos aos nossos parceiros europeus, com efeitos já nos últimos meses de 2015, e depois em 2016 e 2017. Para que exista investimento é preciso existirem bons projetos».

Durante os próximos três anos, o Fundo Europeu de Investimento Estratégico viabilizará cerca de 300 mil milhões de euros de novos investimentos para a economia europeia, colocando como contrapartida o envolvimento do setor privado.

 

http://www.portugal.gov.pt

%d bloggers like this: