OE 2015- Governo reforça protocolo com instituições sociais


O ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social anunciou hoje que irá reforçar em 2015 o protocolo de cooperação com as instituições sociais, alargando as respostas sociais à saúde, educação e formação profissional.

naom_53bc222969200

A ser ouvido na Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública (COFAP), Pedro Mota Soares disse que no próximo ano, graças ao reforço da verba para a ação social, haverá “um expressivo contributo para as instituições sociais”.

“Este ano iremos alocar mais 50 milhões de euros para esta rubrica, que, com o montante do Programa de Emergência Social, sobe a 1.989 milhões de euros”, disse Mota Soares.

Segundo o governante, isso irá permitir “reforçar já para o ano o protocolo de cooperação” e aprofundar “o novo paradigma de resposta social”.

“Pela primeira vez integrará a saúde, a educação e a lógica de formação e emprego”, disse o ministro, justificando que “são todas áreas em que estas instituições atuam” e que “em todas elas deve haver parcerias com o Estado”.

Relativamente ao Fundo de Reestruturação do Setor Solidário, Mota Soares aproveitou para revelar que os 30 milhões de euros definidos irão “chegar brevemente” às 99 entidades cujas candidaturas foram aprovadas em concurso.

fonte :http://www.noticiasaominuto.com/politica/294435/governo-reforca-protocolo-com-instituicoes-sociais

*****************************************************************************************************************************************************

O Fundo de Restruturação do Setor Solidário , referido na notícia pelo ministro Pedro Mota Soares, acolheu entre as candidaturas de Instituições de Solidariedade Social espalhadas pelo País , duas  do concelho de Vila Franca de Xira , que brevemente receberão o apoio financeiro.

Associação Promotora de Apoio à Terceira Idade – APATI em Castanheira do Ribatejo

CERCIPÓVOA – Cooperativa de Educação e Reablitação de Cidadãos Inadaptados CRL – Póvoa de Santa Iria

%d bloggers like this: