ASSUNÇÃO CRISTAS AFIRMA QUE O INVESTIMENTO NA AGRICULTURA EM 2015 É PARA MANTER


img_9068ASSUNÇÃO CRISTAS AFIRMA QUE O INVESTIMENTO NA AGRICULTURA EM 2015 É PARA MANTER

«Temos inscrito todos os anos 100 milhões de euros para a contrapartida nacional dos fundos comunitários da agricultura. Este ano pudemos inscrever menos – cerca de 80 milhões de euros – porque gozamos de 500 milhões de euros sem necessidade de cofinanciamento nacional», afirmou a Ministra da Agricultura e do Mar, assunção Cristas, à saída do seminário As caixas agrícolas e a abordagem LEADER, em Fátima.

Explicando que, «quando se fechou o acordo dos fundos em Bruxelas, o Primeiro-Ministro apontou os 500 milhões de euros que o País tinha conseguido para a agricultura sem necessidade de cofinanciamento nacional», a Ministra acrescentou: «Esta é a expressão prática do que é que isso significa».

«Podemos manter o mesmo nível de apoio ao investimento na agricultura, mas com menos esforço do Orçamento do Estado», sublinhou Assunção Cristas, referindo que «esta é a razão pela qual, em 2015, o Ministério vai conseguir manter todo o apoio dos fundos comunitários nos projetos de investimento e, ao mesmo tempo, conseguir ajudar no esforço de consolidação orçamental».

E concluiu: «Esta foi uma negociação muito feliz porque aliviou o Orçamento do Estado. Este ano, fomos capazes, ao mesmo tempo, ajudar ao esforço global do Governo de diminuição da despesa sem ter de cortar no investimento, que é o que mais nos interessa».

http://www.portugal.gov.pt

 

%d bloggers like this: