PAULO PORTAS INICIA DOMINGO VISITA AO CANADÁ ACOMPANHADO DE ASSUNÇÃO CRISTAS


10675749_725585447476852_6624663983604071652_n

Paulo Portas – O vice-primeiro-ministro lidera a partir de domingo uma comitiva ao Canadá, acompanhado da ministra da Agricultura e Mar, Assunção Cristas, onde terá encontros com ministros federais do Comércio Internacional e da Indústria.
Numa nota enviada à comunicação social, o gabinete de Paulo Portas adianta que os secretários de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade, Pedro Gonçalves, e do Mar, Manuel Pinto de Abreu, integram a comitiva, tal como o presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Miguel Frasquilho, e administradores desta entidade.
Entre domingo e segunda-feira, está previsto que a delegação portuguesa tenha encontros com os ministros federais do Comércio Internacional e da Indústria, em Otava.
Além disso, haverá ainda um encontro com o presidente da comissão parlamentar do comércio internacional.
Já em Toronto, está agendado um encontro com o ministro das Finanças do Ontário, o luso-descendente Charles Sousa, e a realização do seminário económico sobre “Oportunidades de Negócio Portugal-Canadá”, que será encerrado por Paulo Portas e pelo ministro da Cidadania e Comércio Internacional, Michael Chan.
“Este encontro empresarial será uma oportunidade para o Canadá conhecer melhor o momento económico de recuperação que Portugal atravessa e as oportunidades que o país oferece actualmente em termos de investimento. Servirá também de estímulo ao desenvolvimento de parcerias empresariais”, refere o gabinete do vice-primeiro-ministro.
“Nesta deslocação, a ministra da Agricultura irá dar continuidade ao Roteiro internacional para captação de investimento que Portugal tem estado a promover junto de países que são exemplos mundiais na área da economia do mar. Portugal tem hoje uma nova Lei de Bases de Ordenamento do Espaço Marítimo e um enquadramento legislativo mais simplificado e amigo dos investidores, sendo um país pioneiro no mundo numa lei deste tipo”, adianta.
Na agenda, a ministra Assunção Cristas tem encontros previstos com a ministra das Pescas e Oceanos, Gail Shea, entre outros responsáveis do governo, de empresas e associações canadianas.
“A delegação irá ainda contactar com empresas portuguesas já estabelecidas no Canadá e também com actuais e potenciais investidores canadianos”, acrescenta.
Vinte e três empresas integram a missão empresarial, provenientes dos sectores agroindustrial e tecnologias de informação, entre outros.
No ano passado, o Canadá foi o 26.º cliente e 37.º fornecedor de Portugal, com um volume do comércio de mercadorias de cerca de 390 milhões de euros. Actualmente, mais de 1.000 empresas nacionais exportam os seus produtos para o Canadá.
Em termos de serviços, as empresas portuguesas exportaram para o Canadá mais de 180 milhões de euros em 2013 e o volume total de serviços prestados entre os dois países somou quase 200 milhões de euros.
“A visita será um estímulo às relações políticas e económicas entre Portugal e o Canadá, múltiplas e de longa data, mas que têm ainda um enorme potencial de crescimento”, conclui a nota. 

CDSNotícias/Lusa

%d bloggers like this: