Economia de Portugal se acelera e atinge máxima em 14 anos


A atividade econômica do país se acelerou no mês de abril e atingiu seu nível mais alto desde o ano de 2000

 size_590_Homem_carrega_bandeira_de_PortugalPortugal: indicador subiu 3,3% em abril em relação ao mesmo período de 2013

Lisboa – A atividade econômica em Portugal se acelerou no mês de abril e atingiu seu nível mais alto desde o ano de 2000, segundo dados divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) do país.

O indicador de atividade econômica, que serve para antecipar a evolução do PIB, subiu 3,3% em abril em relação ao mesmo período de 2013 e manteve assim a tendência de crescimento que começou em junho de 2012.

O organismo público destacou que se trata de um máximo que se situa em níveis do final do ano 2000 e representa uma aceleração em relação ao crescimento de 3% registrado em março.

O indicador de clima econômico ficou em maio no nível mais alto desde setembro de 2010 e voltou ao terreno positivo ao passar de -0,2% de abril para 0,1% no mês seguinte.

Desta maneira, este indicador prolongou sua tendência de melhora iniciada no início de 2013, quando rondava mensalmente em porcentagens próximos a -3 %.

Estes dados – um indicador de atividade econômica e de sentimento econômico – confirmam a tendência de recuperação da economia portuguesa.

A economia portuguesa fechou o ano passado em queda, mas espera voltar ao crescimento em 2014 com alta do PIB de 1,2%, segundo as previsões oficiais.

 fonte: http://exame.abril.com.br/economia/noticias/economia-de-portugal-se-acelera-e-atinge-maxima-em-14-anos

%d bloggers like this: