Minista Assunção Cristas – ECONOMIA DO MAR «ESTÁ A REALIZAR-SE E VAI AFIRMAR-SE COM MUITA MAIS EXPRESSÃO»


jc05ECONOMIA DO MAR «ESTÁ A REALIZAR-SE E VAI AFIRMAR-SE COM MUITA MAIS EXPRESSÃO»

«O País, as empresas e as organizações portuguesas estão a apostar muito no mar», afirmou a Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, acrescentando que «a economia azul está a crescer muitíssimo, olhando para a internacionalização e prestação de serviços lá fora». Estas declarações foram feitas na abertura do fórum do Mar, em Matosinhos.

«O potencial do mar já não é apenas potencial, está a realizar-se e vai afirmar-se no futuro com muita mais expressão», sublinhou a Ministra, referindo ainda: «Até 2020, deve aumentar-se em 50% o contributo da economia do mar para o Produto Interno Bruto (PIB) português». «Este objetivo está ao nosso alcance com inovação, apoios das universidades, das empresas, das estruturas locais e das comunidades intermunicipais».

«O mar é uma área em pujança, onde se podem criar novos serviços e novos postos de trabalho», realçou Assunção Cristas, lembrando que «Portugal tem uma lei de bases de ordenamento e gestão do espaço marítimo, a primeira a nível mundial, o que demonstra que o País está na linha da frente nesta área, a nível internacional».

«A regulamentação desta lei está a ser preparada de forma muito significativa, para transformar o investimento no mar muitíssimo mais fácil, simples e célere», concluiu.

fonte:gov.pt

%d bloggers like this: