Paulo Portas – “Está aberto caminho para Portugal recuperar a soberania.”


“Está aberto caminho para Portugal recuperar a soberania.”


Paulo Portas na Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas
Foi com detalhe ao minuto que o vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, confirmou, ao princípio da tarde de hoje, a conclusão do 12.º exame levado a cabo pelos credores internacionais ao programa de resgate ao país: “Fechou ontem, às 20h52”, anunciou. Paulo Portas destacou a “importância de termos concluído” a 12ª avaliação da “troika”, uma vez que “abre caminho para a finalização do programa”, bem como para que o país consiga “recuperar a parcela de soberania” que perdeu, aquando da assinatura do memorando de entendimento.
“Fecha-se uma página de protectorado”, enalteceu o também líder do CDS, sustentando que “um país sob resgate tem de negociar com os credores as leis do país que vão ser submetidas no Parlamento, sob a condição de desembolso financeiro”.
“O racional do Governo foi sempre este: quando o programa terminar, Portugal não pode voltar à irresponsabilidade financeira”, acentuou o vice-primeiro-ministro.
A situação de excepcionalidade não pode ser “perpetuada”, da mesma forma que “nenhum país pode viver com salários congelados durante demasiado tempo”. Neste contexto, enfatizou a devolução de 20% do corte salarial que desde 2011 está a ser imposto aos funcionários públicos (e que foi alargado este ano) e a suavização da taxa de corte das pensões.
Estas medidas, referiu, permitirão aos trabalhadores das administrações públicas e aos pensionistas beneficiar de uma “recuperação substancial” do seu rendimento. – Lusa

através de fb: CDS Noticias

%d bloggers like this: