Economia cresceu no último trimestre de 2013


pibNo último trimestre de 2013 o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu pela terceira vez consecutiva, tendo acelerado em relação ao período anterior. A produção nacional aumentou 0,5% face ao trimestre anterior. Segundo a estimativa rápida divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), foi também revisto em alta o PIB do terceiro trimestre, que passou de 0,2% para 0,3%.

O PIB – o total da riqueza gerada pelo País -, está a subir em termos homólogos, «o que não se verificava desde o 4.º trimestre de 2010». Entre outubro e dezembro de 2013, a economia cresceu 1,6% em relação ao mesmo período de 2012.

Esse bom resultado deve-se ao contributo positivo da procura interna, isto é, do consumo das famílias e do investimento, bem como a um maior contributo da procura externa, ou seja, da diferença entre as exportações e as importações.

O INE referiu ainda que para «o conjunto do ano de 2013, o PIB diminui 1,4% em volume». É importante sublinhar que os resultados no final do ano foram significativamente melhores do que o antecipado pelo Governo e pela generalidade das instituições nacionais e internacionais que acompanham a economia portuguesa.

Fonte: Portal do Governo
%d bloggers like this: