Assunção Cristas promove relações comerciais com a Argélia


ImagemA Ministra da Agricultura e Mar, Assunção Cristas, realiza uma visita oficial à Argélia, acompanhada de uma comitiva de 13 empresários que buscam novos mercados para os produtos agrícolas e pecuários.

A Ministra participará ainda numa reunião do grupo 5+5, que junta os países da margem norte do Mediterrâneo (França, Itália, Portugal, Espanha e Malta), aos da margem sul (Argélia, Líbia, Mauritânia, Marrocos e Tunísia).

Assunção Cristas reunirá também com o seu homólogo argelino, estando prevista a assinatura de quatro protocolos para a promoção de relações comerciais entre Portugal e a Argélia: um de âmbito agrícola geral, e outros três direcionados para a veterinária e segurança alimentar, plantas, e quarentena vegetal e recursos florestais.

«Este é um trabalho muito relevante do ponto de vista político que depois abre caminho ao trabalho técnico, que visa facilitar as exportações» referiu a Ministra, acrescentando que «atualmente, a balança comercial é favorável a Portugal».

Entre os setores que poderão ter maior recetividade junto do mercado argelino, Assunção Cristas exemplificou com a pasta de papel e outros produtos florestais, bem como a área dos animais e derivados.

«Portugal tem cada vez mais operadores que cumprem as regras ‘halal’ (alimento permitido para consumo dos muçulmanos)», concluiu.

fonte: portal gov.pt
%d bloggers like this: