Portugal vive “um momento de viragem económica”


O ministro da Economia diz que Portugal vive “um momento de viragem económica”, que deveria “ser motivo de satisfação para todos os portugueses e nomeadamente para todos os agentes políticos”.

Imagem

António Pires de Lima está na Comissão de Economia e Obras Públicas que esta manhã discute na especialidade do Orçamento do Estado (OE) para 2014.

Com a enumeração dos últimos indicadores económicos conhecidos, com destaque para a redução da taxa de desemprego, que foi de 15,6% no último trimestre, o aumento das exportações, mais 4% nos primeiros nove meses do ano, e a captação de novos investimentos, o ministro da Economia afirmou que “mesmo tendo a consciência e a sensibilidade para as dificuldades que muitos portugueses ainda atravessam, porque o nível de dificuldades sociais e o nível de desemprego não podem, apesar das melhorias verificadas na economia, ser desvalorizado, esta viragem económica é seguramente um forte motivo de esperança para todos os portugueses”.

Para o Ministro da Economia não existe “grande vantagem em alimentar uma discussão retórica porque o tempo é o melhor aferidor da realidade”. “Teremos ao longo deste trimestre e do ano a oportunidade de verificar se aquilo que o Governo tem vindo a anunciar, o início de um novo ciclo de retoma económica, tem aderência à realidade ou se, pelo contrário e como parece acreditar a oposição, todos estes sinais não passam de uma mera ilusão conjuntural”, disse.

http://economico.sapo.pt/noticias/portugal-vive-um-momento-de-viragem-economica_181464.html

%d bloggers like this: