As exportações de bens voltaram a crescer no primeiro mês de 2013, após terem recuado em Dezembro, levando a um recuo anual do Produto Interno Bruto (PIB) de 3,2%, mais acentuado do que a queda de 3% prevista pelo Governo e troika.
Segundo dados hoje revelados pelo Instituto Nacional de Estatística(INE), as vendas de bens ao exterior subiram em Janeiro 5,6% em termos homólogos (comparação com Janeiro de 2012) e 19,6% em relação ao mês imediatamente anterior.
Na primeira versão dos números do INE, as exportações tinham caído, em termos homólogos, 3,2% em Dezembro e 0,1% em Novembro, mas os dados agora revistos apontam para uma queda mais branda em Dezembro (-2,9%) e para uma subida marginal em Novembro (0,1%).
A recuperação das vendas em Janeiro foi mais notória para os mercados dos demais países da União Europeia (3,3% em termos homólogos; 25,8% em termos mensais), mas observou-se igualmente para o resto do mundo (subida homóloga de 12% e variação mensal de 6,3%), “devido à evolução positiva verificada na quase totalidade dos grupos de produtos, mas em especial nos Veículos e outro material de transporte”.
As importações, por seu turno, voltaram a cair em termos homólogos, ao registar uma variação de -6,9% em Janeiro (queda mais acentuada do que a variação homóloga de -6,7% observada em Dezembro), mas subiram 5,3% em termos mensais.
http://www.jornaldenegocios.pt
Filed under: Inicio |