Índia – Portas diz que economia nacional precisa de “esforço físico


O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, disse este domingo aos jornalistas em Nova Deli, após a inauguração de um ginásio, que a economia portuguesa precisa de músculo e de “esforço físico bem sucedido”.

14331507PP

“Tenho muito gosto em começar aqui no ginásio. Também é uma metáfora: A economia portuguesa precisa de ‘cardio’, precisa de tónico, de músculos, precisa de abdominais, que custa um bocadinho mais. Mas, precisa de esforço físico bem sucedido e isto aqui é um bom exemplo”, afirmou Paulo Portas depois da cerimónia de inauguração de um ginásio da VivaFit, num centro comercial em Guargaon, Nova Deli.

O ministro dos Negócios Estrangeiros que inicia hoje uma visita de cinco dias à Índia, com deslocações a Mumbai e Goa, referiu-se à diplomacia económica, em articulação com a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), que segundo Paulo Portas também marca esta viagem.

“É um bom sinal começar esta visita que tem muito a ver com diplomacia económica e com a promoção das empresas portuguesas que são parte da bandeira nacional, com uma pequena empresa”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros.

“Chamo a atenção que os equipamentos são comprados e fabricados em Portugal, em empresas da região de Aveiro e trazem o nome da nossa capacidade de produzir, em termos industriais, para um mercado gigantesco como é um mercado de mais de mil e trezentos milhões de pessoas que é o mercado da índia”, disse ainda Paulo Portas referindo-se ao ginásio português.

“Cada vez que conseguimos progredir fora estamos a proteger a nossa retaguarda, a criação de riqueza, os nossos postos de trabalho e empresas em Portugal”, concluiu Paulo Portas que vai reunir-se hoje com os mais de trinta empresários que acompanham a visita à Índia.

Na segunda-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros vai participar no Portugal Business Forum, tem ainda um encontro marcado com o ministro das Relações Externas da Índia, Shri Salman Khushid, com presidente do Bharatiya Janata Party (BJP), partido conservador de inspiração hindu, fundado em 1980 e que é presentemente a segunda maior formação no Parlamento do país.

Paulo Portas, que viaja acompanhado pelo secretário de Estado da Cultura e pelo presidente da AICEP, vai também na segunda-feira assinar uma convenção sobre Segurança Social com o Governo indiano.

http://www.noticiasaominuto.com

%d bloggers like this: