Agricultores afectados pela seca recebem 300 milhões em apoios


“Este pagamento resulta do enorme esforço de um Governo”, afirma a ministra Assunção Cristas.

A ministra da Agricultura anunciou uma ajuda de 300 milhões de euros aos agricultores afectados pela seca, que estará disponível já a partir desta quarta-feira.

“Amanhã mesmo estarão na conta dos agricultores, aproximadamente, 300 milhões de euros. Estes 300 milhões de euros correspondem à antecipação de 50% dos pagamentos directos, autorizada pela Comissão Europeia no contexto das medidas de apoio à seca”, afirmou Assunção Cristas, no Parlamento.

Num ano de grandes dificuldades para o sector, salientou a ministra, “este pagamento de cerca de 300 milhões de euros resulta do enorme esforço de um Governo que, desde a primeira hora, lutou e sensibilizou Bruxelas para a necessidade de olhar para o problema que se viveu em Portugal devido à seca”.

Assunção Cristas, que fez uma intervenção já na fase final do primeiro dia de debate da proposta de Orçamento do Estado para 2013, deu conta ainda das dificuldades em executar este pagamento devido ao “sistema informático desajustado” que estará a provocar várias dificuldades na operacionalização destes pagamentos. 
 
A ministra aproveitou ainda para relembrar os cortes aplicados em várias rubricas de despesa do Ministério da Agricultura, e que 54% do orçamento do seu ministério diz respeito a fundos comunitários.

rr.pt
%d bloggers like this: