Cecília Meireles diz que setor do Turismo mostrou que resistiu a um dos anos mais complexos de sempre


A secretária de Estado do Turismo, Cecília Meireles, afirmou à Lusa que o setor mostrou-se capaz de resistir, ao apresentar resultados positivos num ano que foi dos mais “complexos de sempre para o turismo em Portugal”.

 

“A perspetiva que eu tenho do ano é francamente positiva, isto porque num ano que era extraordinariamente complexo, dos mais complexos de sempre para o turismo em Portugal, o setor mostrou que resiste e que tem resultados muito interessantes”, disse Cecília Meireles.

As linhas gerais da revisão do Plano Estratégico Nacional do Turismo vão ser hoje apresentadas em Lisboa, data em que se comemora o Dia Mundial do Turismo.

Apesar dos resultados favoráveis, obtidos à base dos turistas estrangeiros, Cecília Meireles recordou que “a parte mais difícil deste ano tem a ver com o mercado interno”, para o qual acredita que vão surgir soluções.

“Mesmo perante uma conjuntura que tinha muitos desafios o setor resistiu, persistiu e mais do que outra coisa mostrou que é um bom embaixador de Portugal, porque muitas vezes esquecemos que o turismo tem um grande papel em termos de imagem de Portugal”, declarou a secretária de Estado do Turismo.

Ainda assim, Cecília Meireles lembrou que o país tem “problemas graves para atravessar” dentro do setor, dos quais se destaca a sazonalidade, em particular na Madeira e no Algarve.

Os mais recentes dados do Instituto Nacional de Estatística revelaram que a hotelaria registou 5,1 milhões de dormidas no mês de julho, um crescimento de 1,4 por cento face ao mesmo mês de 2011, com um aumento de receitas na ordem de 1,5 por cento.

Nos dados acumulados, entre janeiro e julho deste ano os proveitos totais caíram 2,5 por cento em relação aos primeiros sete meses de 2011, com um número mais positivo a surgir da parte dos visitantes estrangeiros, que registaram um aumento de 3,9 por cento.

 

 Lusa 27 Set, 2012

 

 

%d bloggers like this: