PROGRAMA NACIONAL PARA O USO EFICIENTE DA ÁGUA


Plano Nacional de Uso Eficiente da Água, 12 junho...
 

PROGRAMA NACIONAL PARA O USO EFICIENTE DA ÁGUA PERMITIRÁ POUPANÇA DE 100 MILHÕES DE EUROS

A Ministra do Ambiente, Assunção Cristas, anunciou que será possível poupar cerca de 100 milhões de euros por ano através do Programa Nacional para o Uso Eficiente da Água.

A Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território participou na apresentação do Programa Nacional para o Uso Eficiente da Água (PNUEA). Segundo o programa, agora reestruturado e que contempla 87 medidas para uso eficiente da água, a poupança no setor urbano será de 38,5 milhões de euros, no setor agrícola será de 47,3 milhões, e no setor industrial será de 15,2 milhões.

«Estas são previsões conservadoras, ou seja, são valores por baixo. Vamos trabalhar para que estas poupanças sejam uma realidade», afirmou Assunção Cristas.

Campanhas de sensibilização para consumo eficiente da água e o aumento a disponibilidade e reservas de água no país são algumas das medidas previstas no plano, que pretende traduzir-se em «ações concretas».

A Ministra afirmou que «o PNUEA é um plano transversal que deve ser partilhado por vários setores».

«O ambiente terá tanto mais resultados quanto mais for capaz de penetrar noutras áreas, a importância de aliar este plano ao da eficiência energética» afirmou Assunção Cristas.

As metas a atingir até 2020 apontam para reduzir o desperdício de água no setor urbano para 20%, no setor agrícola para 35% e no setor industrial para 15%.

%d bloggers like this: