O Secretário de Estado da Administração Interna visita Bombeiros de Vialonga


O Secretário de Estado da Administração Interna Filipe Lobo D`Ávila visitou hoje os Bombeiros Voluntários de Vialonga; instituição que recentemente celebrou 35 anos de existência. A acompanhar esta visita esteve o CDS- PP de Vila Franca de Xira e a JP de VFXira.

O convite foi endereçado pelo CDS de Vila Franca ao Sr. Secretário de Estado da Administração Interna Dr. Filipe Lobo D’ Ávila, que tem a tutela desta área da protecção e socorro. Fomos recebidos pelos Srs. José Luís e Fernando Fonseca, respectivamente Presidente e Vice-Presidente da Direcção e pelo Sr. Paulo Nogueira do Corpo de Bombeiros.

Depois de um briefing no qual foi exposto um historial da Associação do Bombeiros Voluntários de Vialonga, tomámos conhecimentos, que para além do trabalho desenvolvido na área que lhe está cometida, prestam apoio social de vária ordem, que vai até ao do apoio a peregrinos. Na parte da administração directiva ficámos a conhecer as boas práticas de gestão, que permite terem as contas em dia, sem dívidas e com a contabilidade executada pela metodologia certificada para estas Associações, assim como a diversificação que fazem na captação de recursos num esforço para que o equilíbrio financeiro se mantenha como até aqui.

Seguiu-se uma visita às instalações e ao equipamento. Na realidade as instalações para além de exíguas mostram-se inadequadas e obsoletas para um serviço de bombeiros. As instalações são constituídas por dois espaços, um edifício onde está o quartel com as ambulâncias do serviço saúde, o posto de transmissões, as camaratas, os gabinetes de Comando e Direcção e vários pequenos espaços de arrumos e serviços. O outro espaço, que fica na cercania do quartel, é um armazém metálico com cobertura de chapa onde estão parqueadas as viaturas, a sua localização devido à envolvência, visto estar no topo de um parque de estacionamento junto de um pavilhão desportivo tem causado alguns transtornos em saídas de emergência.

No final da visita o Sr. Secretário de Estado Filipe Lobo D`Ávila mostrou-se impressionado pela capacidade do trabalho desenvolvido pelos Bombeiros de Vialonga, que apesar das inadequadas instalações onde se encontram praticam um serviço de excelência, têm boas práticas gestionárias e colaboram na partilha de recursos com outras congéneres do concelho e da região. Também teve oportunidade de referir a alteração à legislação do voluntariado assim como a reorganização sofrida nos fundos comunitários de apoio que  pode atingir os 85% do valor dos projectos.

Quanto a nós se for possível aos Bombeiros de Vialonga alcançarem tal comparticipação e tendo o município de Vila Franca de Xira capacidade financeira, queremos acreditar que será possível realizar a necessária construção de um novo quartel de bombeiros em Vialonga, que permita aos que entregam o melhor do seu esforço, ao socorro e protecção de todos possam terem condições de trabalho adequadas e dignas.

%d bloggers like this: