CDS-PP de Vila Franca de Xira visita CERCIPÓVOA


Uma delegação do CDS-PP da concelhia de Vila Franca de Xira acompanhada da Deputada Inês Teotónio Pereira realizou hoje (16.04.12) uma visita à CERCIPÓVOA, instituição localizada na Póvoa de Santa Iria . A CERCIPÓVOA é uma Cooperativa  de Solidariedade Social e foi fundada, em Maio de 1977. Tendo várias valências;
– Em regime de semi-internato
CAO – Centro de Actividades Ocupacionais, 95 adultos
CASE – Centro de Apoio Sócio Educativo, 21 crianças e jovens
CIOP – Centro de Intervenção e Orientação Precoce, 80 crianças
– CALE / ATL – Crianças do Ensino Básico, 82 crianças e jovens, nas instalações da CERCI.
CALE – ATL -CAF-  Crianças no Jardim de Infância ,Póvoa de Santa Iria, Vialonga e em Vila Franca de Xira, 322 crianças.
– Nas escolas – CRI – Centro de Recursos para a Inclusão, apoiamos de 18 Agrupamentos de Escolas dos Concelhos de Vila Franca de Xira, Loures e Odivelas,num total de  505crianças e jovens destas  escolas.
– Em regime de internato;
CAR – Centro de Apoio Residencial, 26 adultos
Na oferta de SERVIÇOS À COMUNIDADE;
Piscina, Pavilhão, Refeições ( fornecimento agrupamento Aristides Sousa Mendes ), Transportes, Terapia da Fala, Psicologia, Apoio Alimentar a
Carenciados, Festas de Aniversário, Colónias, Aluguer de Espaços, Snoezelen,
AEC’s, entre outros serviços. Tem 144 funcionários e  ainda presta atendimento aos concelhos limitrofes  de Loures e Arruda dos Vinhos.

O Presidente da Direcção  CERCIPÓVOA expôs a situação vivida pela instituição, principalmente ao nível da sustenção financeira. A Deputada Inês Teotónio Pereira teve oportunidade de informar, que em breve vai sair legislação contemplando a economia social, de modo a que as instituições não sejam vistas como uma qualquer empresa, principalmente na área da fiscalidade .


Inicío da visita às instalações orientada pelo Director-Geral Dr.Luís Carlos

Zona dos trabalhos oficionais, onde observamos um módulo de uma casa , que tem constituido um sucesso.

A Deputada Inês Teotónio Pereira, a presidente da concelhia de Vila Franca de Xira do CDS-PP Maria Filomena e a Deputada Municipal Ana Belchior ouvem atentamente as explicações sobre o funcionamento do CALE/ATL.

No final desta visita  registámos com agrado o louvável e meritoso  trabalho por todos desenvolvido nesta prestimosa Instituição, que dá apoio, conforto e carinho a tantos utentes. Para além disso faz um entrosamento saudável entre todos, independentemente das capacidades fisícas ou mentais de cada um, contribuindo desta forma para uma melhor educação cívica e comportamental dos cidadãos. Ainda disponibiliza espaços para actividades diversas e oferece serviços  à comunidade onde está inserida.

 

 

 

 

 

 

%d bloggers like this: