Visita à Misericórdia de Alhandra


A Comissão Concelhia do CDS-PP de Vila Franca de Xira no âmbito das visitas que tem promovido a Instituições e Associações do Concelho esteve hoje na Associação do Hospital Civil e Misericórdia de Alhandra.

Esta IPSS tem Lar de Idosos, Centro de Dia e promove ainda Apoio Domiciliário. Na sua área geográfica de actuação abrange três freguesias – Alhandra, S.João dos Montes e Sobralinho. No entanto, por vezes, também tem funcionado como emergência social acolhendo idosos em situações de grande carência provenientes de concelhos limítrofes. Para além deste meritório e prestimoso trabalho também tem vindo a apoiar carenciados residentes na freguesia. Em todas as vertentes das assistências prestadas o número de pessoas apoiadas ultrapassa as duas centenas.

Depois da reunião de acolhimento percorremos demoradamente as instalações, onde constatámos uma organização muito bem estruturada e com os diversos módulos bem adaptados para um resposta eficaz às necessidades das pessoas assistidas. Ainda tomámos conhecimento quer das carências e sobressaltos com que a Instituição se debate, mas também de projectos que uma gestão eficiente e dedicada tem vindo a desenvolver, que passam pela presença nas redes sociais e se estendem até um projecto de ampliação das instalações que irão promover uma maior e melhor oferta no Lar de Idosos.

Depois desta visita ficámos ainda mais convictos, que apesar dos tempos a que fomos conduzidos e por todos sentidos, a ética social na austeridade tem de estar presente para que os mais fragilizados possam continuar a ser apoiados

%d bloggers like this: