Ministra Assunção Cristas no Dia Nacional do Mar – Portugal vai ter um novo navio oceanográfico


Portugal vai ter um novo navio oceanográfico.

O novo navio de investigação oceanográfica vai substituir o navio Noruega, que está em fim de vida (33 anos).

A Ministra Assunção Cristas sublinha que será um «instrumento essencial para podermos continuar a desenvolver o conhecimento que temos do fundo do mar».
À semelhança do que aconteceu com o actual navio, o novo também será comprado ao abrigo de um programa de ajuda, financiado sobretudo pela Noruega.

«Estamos a falar de um investimento entre os 10 e os 12 milhões de euros para a compra de um navio e a sua transformação em navio científico, bem como o reequipamento», acrescentou a Ministra, sendo que esse montante terá uma comparticipação nacional na ordem dos 15%.

O novo navio de investigação oceanográfica, entre muitas outras, terá a missão de albergar o ROV Luso (Remote Operated Vehicle). Trata-se de um robô submarino capaz de alcançar profundidades de seis mil metros. Animado por quase três mil watts de corrente eléctrica e armado de dois braços mecânicos que são capazes de alcançar o mais diversificado tipo de amostras, com o poder de obter imagens e vídeos a profundidades impossíveis para os mergulhadores humanos, sendo que, em todo o mundo só existem mais sete ROVs com as mesmas características do português.

E no dia consagrado à celebração do Mar, a Ministra Assunção Cristas foi conhecer de perto as capacidades do ROV, que se encontra actualmente na Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar, em Paço de Arcos.

«O objectivo é colocarmos o ROV Luso novamente no mar, estando certa de que isso vai acontecer em 2012. A importância do seu trabalho é tanta, que temos de olhar para aquilo que o ROV é capaz de trazer para a superfície, como uma verdadeira arca de tesouros,» afirmou a Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território.

 

%d bloggers like this: